segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Férias no Chile, Festas Pátrias


Fiquei devendo aqui o término das postagens sobre nossa férias no Chile, em setembro de 2016. Acabei atropelando tudo e passando nossa viagem ao Nordeste na frente, mas finalmente chegou a hora de tirar as lembranças da gaveta e compartilhar esses momentos incríveis que passamos lá.
Vou retomar meus relatos chilenos falando um pouquinho sobre as festas pátrias. Se você for viajar para lá em setembro fique atento.
O feriado das Festas Pátrias ( dias 18 e 19 de setembro) é muito importante para os chilenos, é a data em que em que eles comemoram sua independência. As casas ficam todas enfeitadas com bandeiras e acontecem muitas festas e desfiles cívicos pelo país.
Se você for para o Chile nessas datas, fique atento, pois por volta das 17 horas do dia 17, todo o comércio fecha ( acredite, fecha mesmo) e só reabre no dia 20. Alguns restaurantes ficam abertos, mas supermercados, padarias, farmácias e bancos ficam fechados. A cidade fica praticamente deserta.No Mercado Municipal alguns quiosques e restaurante abrem para atender os turistas. 
Várias ruas do centro de Santiago são interditadas  e fica bem difícil andar de carro por ali, nós estávamos hospedados próximo ao Palácio de la Moneda e na volta de um passeio tivemos que dar algumas voltas para conseguir chegar ao nosso flat.
Mas calma! Não é tão ruim assim ir para Santiago nesta data. Apenas se organize com as compras, armazene água, guloseimas e o que mais for precisar e tudo estará tranquilo... Alguns passeios como Cajon del Maipu, Vinna del Mar e Portillo podem ser uma boa opção. Mas esqueça Valle Nevado, museus e as vinícolas.Nós optamos por Cajon e Vina. Também decidimos visitar uma fonda, que eu classifico como o maior mico da nossa viagem.
As fondas, que são as festas típicas chilenas, acontecem durante todo o mês, achei bem parecido com as nossas festas juninas. São festas onde tem shows, danças típicas, barraquinhas de comidas, artesanato e brincadeiras.
Perguntamos para algumas pessoas qual seria a melhor fonda da cidade, e resolvemos ir na que nos foi indicada. Neste dia, estávamos sem carro, era o primeiro dia do feriado então fomos de táxi. A entrada nos custou 8.000 pesos ( por pessoa) e lá dentro os preços eram bem carinhos. Para você ter uma ideia, um espeto de churrasco custava 5000 pesos, quase 25 reais. 
Ficamos um tempo sentados no gramado, de frente para o palco, mas o primeiro show começaria só à noite, e não tivemos paciência para esperar. Valeu pela experiência, mas confesso que esperava algo um pouco mais animado e menos caro.
Eu queria muito ter visto o desfile, mas não foi possível, pois tínhamos reserva em Vina del Mar e as datas não bateram, foi mesmo uma pena, pois ouvi dizer que os desfiles são incríveis.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário